Com a chegada do calor, uma das maiores preocupações de médicos veterinários e pet shops são as pulgas e os carrapatos. Esses pequenos e desagradáveis parasitas se proliferam de maneira muito rápida nessa época do ano.
Há várias espécies de pulgas e carrapatos, e algumas delas podem até transmitir doenças para os humanos como o bicho de pé e a febre maculosa, sendo a primeira transmitida por pulgas e a segunda por carrapatos.
Devido a esses fatores, o ideal é no verão fazer um controle mais rigoroso desses parasitas. Como a maioria dos produtos utilizados para controle de carrapatos são os mesmo utilizados para controle de infestações por pulgas, acabam sendo mais práticos. Porém tal controle nessa época do ano é ideal ser feito mensalmente, devido ao tempo de ação sobre os carrapatos.
Mas meu cachorrinho não sai de casa, tenho mesmo que passar este produto?
Sim, pois mesmo não saindo de casa ele pode pegar pulga e carrapato. Isso porque nós podemos levar ovos destes parasitas grudados em nossas roupas e acabar passando para nossos amiguinhos. Como não conseguimos enxergar, podemos nos encostar em alguma parede, muro ou portão e acabar levando estes para dentro de casa.
Então todo o controle de pulgas e carrapatos tanto no seu animalzinho como no ambiente, nessa época do ano devem ser mais rigorosas.
As pulgas além de picadas e coceira, também pode transmitir doenças para seu animalzinho como um verme intestinal chamado de Dipylidium. Ele se parece com pequenos grãos de arroz achatados nas fezes e ao redor do ânus, grudados nos pelos da região. Sendo importante também uma desverminação a cada três meses pelo menos.
Já o carrapato pode transmitir a Erliquiose, que é causada por um protozoário, sendo o carrapato apenas um vetor. A Erliquiose é uma doença que pode se tornar grave quando não tratada pois como o protozoário age diretamente no sangue, o animal acaba ficando anêmico, podendo desenvolver uma série de doenças secundárias.
Mas não fique neurótico com a presença de um carrapato no seu animal, pois nem todos transmitem tal doença. E cuidando bem do seu companheiro, você consegue prevenir grande parte das doenças transmitidas por parasitas.
Priscila de Medeiros Gomes
Médica Veterinária
CRMV/SC 5074
Priscila, qual seria a forma mais indicada para combater estes parasitas em cães de grande porte? talco, coleira, líquido?
ResponderExcluirAbraço
Oi André!
ExcluirA melhor maneira de combater esses parasitas em cães de grande porte são os medicamentos pour-on, aquele da gotinha na nuca. Alguns deles ainda possuem princípio ativo que atua no ambiente, assim você acaba protegendo o seu animal contra pulgas adultas, ovos e larvas, e ainda faz um controle no ambiente. Caso você não queira utilizar o pour-on, o talco e o spray funcionam no ambiente, mas tem que ser feito um controle mais rigoroso e com maior frequência. A coleira também é interessante, e algumas ainda possuem repelentes contra mosquitos. =)
Abraços,
Priscila.
Minha cachorrinha já tem uns 5 anos ela foi atropelada já há alguns anos e desde então ela vive se mordendo e rodando como se quisesse pegar o rabo e de um mês pra cá ela n que saber de sair pra passear ,qd tento leva lá tem q se a força e ela n vai ela tem intestino preso e n faz suas necessidades no quintal isso ta me deixando preocupada pq ela está triste n brinca e passear pra ela agora e uma tortura e n um divertimento
ResponderExcluir