quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Compra de um animal!!





Vai comprar um amiguinho?

Pense bem antes de tudo: Você vai ter tempo para passear com seu animal? Vai ter disposição para brincar? Trabalha o dia inteiro fora? Tem crianças?

Essas são as principais perguntas que você deve-se fazer antes de comprar um gatinho ou um cachorrinho. Sabemos que é sempre bom ter um patudo para gastarmos nosso tempo e energia cuidando dele, são excelentes companheiros e estão sempre conosco.

Mas para recebermos eles devemos primeiro nos decidir entre um cão ou um gato. Isso vai da preferência de cada pessoa, e se você tem dúvidas de qual escolher, pense no seu estilo de vida e qual dos dois se adaptaria melhor aos seus horários e suas condições de vida.
Se você não tem muito tempo para se dedicar ao seu amigo, pense com mais carinho em um gatinho, pois eles são mais independentes e podem passar mais tempo sozinhos, além de serem companheiros são extremamente curiosos e muito engraçados. Já se você dispende de mais tempo para dar atenção ao seu animal, um cachorrinho seria uma boa ideia.



Após decidir qual tipo de amigo você terá, observe com cautela quais seriam os pontos mais perigosos de sua casa para que você possa adequá-los para receber seu amiguinho. Por exemplo: Você mora em um apartamento e quer ter um gatinho, o ideal é colocar redes de proteção nas janelas para que os bichanos não caiam lá de cima! 

Já organizados os pontos perigosos, você tem que decidir o local em que seu bichinho vai dormir, onde vai comer e onde vai fazer suas necessidades.
Todo animalzinho precisa de um cantinho somente dele, para que se sinta seguro e ter seu próprio espaço. Dê preferência para um local calmo, coloque uma cama confortável e ideal para o filhote. Uma dica interessante é pegar um cobertorzinho e levá-lo para deixar o cheiro da mãe e dos irmãos, assim ele se sentirá mais tranquilo e seguro na sua nova casa.

Se for um gatinho o interessante é a utilização do Feliway, um produto que libera ferormônios que são sentidos pelos gatos, e que consequentemente acabam se sentindo mais tranquilos e familiarizados com a casa nova. Outra dica interessante é o Catnip, ou popularmente conhecido como "Maconha dos gatos", é uma planta, que pode ser encontrada também na forma de spray, essa planta acaba deixando o animal bem agitado querendo brincar e se esfregar em tudo, e que depois terá seu período de tranquilidade.

Visto onde ele ficará, agora é a hora de decidir onde ele comerá. Neste local você deverá colocar duas tigelas, uma para comida e outra para água (esta última deve ser sempre filtrada ou mineral para evitar contaminações) e não mude essas tigelas de lugar, assim seu amigo pode ficar confuso.
Uma dica legal é utilizar tigelas de aço inoxidável, assim não há acúmulo de sujeira ou limo nas ranhuras dos potes, evitando proliferação bacteriana. Para cães com orelhas pendulares e grandes o ideal são potes com as laterais altas, assim ao comer ou beber água, sua orelha não cairá dentro dos potes sujando ou molhando-as. E lembre-se, alimente seu filhote sempre depois que a família já tiver comido, assim ele irá associar que a família possui um grau mais alto na hierarquia do que ele.

E a raça?

Bom, tanto gatos como cães possuem raças mais ativas e mais tranquilas, mas cada animal varia sua personalidade de acordo com seus donos. Se você tem crianças em casa, raças mais ativas são interessantes, assim as crianças gastam suas energias brincando com o bichinho e ajudam o seu pet a gastar suas energias também, mas sempre é bom ter cuidado, assim fique sempre de olho quando uma criança estiverem brincando com o bichinho, para que nenhum dos dois se machuquem. Agora se você é sozinho, não tem tempo para passear com seu animal, ou é realmente preguiçoso. Há raças também que podem ser compatíveis com seu estilo de vida, raças que são mais tranquilas, dorminhocas e que não necessitam de muitos cuidados. Assim você têm várias opções para encontrar sua alma gêmea patuda.

Caso você não encontre nenhuma raça que lhe agrade mais, procure um vira lata!! São animais inteligentes, possuem vários tipos de personalidades, pelagem e tamanhos, mas uma coisa é certa, serão eternamente gratos por terem ganhado um lar...
Não se esqueçam da possibilidade de adotar um amiguinho. Há muitos por aí a procura de um lar para alegrar.





Priscila de Medeiros Gomes
Médica Veterinária
CRMV/SC 5074


Nenhum comentário:

Postar um comentário